TEATRO, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
O ESTUDANTE ESPECT-ATOR OPRIMIDO
Palavras-chave:
Pedagogia do Teatro, Espectador, Conservadorismo religiosoResumo
Este artigo discute acerca da experiência docente vivenciada na disciplina “Artes no Centro de Ensino Fundamental 01” do Núcleo Bandeirante – Distrito Federal, junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculado ao Departamento de Artes Cênicas (CEN) da UnB, em 2015, com turmas de aceleração (CDIS – Correção de Distorção Idade/série) das séries finais do Ensino Fundamental. A partir do diagnóstico paradoxal entre um discurso discente religioso e conservador por um lado e de uma prática agressiva e opressora por outro, busca-se trabalhar por meio da Pedagogia do Espectador, da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire e do Teatro do Oprimido, alternativas de ampliação de leitura de mundo.
Referências
ALMEIDA, Ronaldo. Bancada evangélica reflete a sociedade conservadora, violenta e desigual. Entrevista. Último Segundo. IG São Paulo, por Ocimar Balmant, de 04/07/2015. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
______. O Arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
CARVALHO, José Jorge. Um espaço público encantado. Pluralidade religiosa e modernidade no Brasil. Série Antropologia, v.249, p.2-22, 1999.
______. Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural à indústria de entretenimento. Série Antropologia, v.354, p.1-21, 2004.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia do oprimido. 23a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
GIUMBELLI, Emerson. Religião, Estado, modernidade: notas a propósito de fatos provisórios. Estudos Avançados, v.18, n.52, p.47-62, 2004.
SCHECHNER, Richard. Podemos ser o (novo) Terceiro Mundo? Revista Sociedade e Estado, v.29, n.3, p.711-726, p.2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Martha Lemos de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.