A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E O DESENVOLVIMENTO DA ATITUDE REFLEXIVA
NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/259873.4.1-8Palabras clave:
Experiência estética, Professor reflexivo, Formação docente em Artes VisuaisResumen
Esta pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Educação Estética e Ensino da Arte, versa sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais. Dentre os conceitos apresentados salientam-se a experiência estética através da arte e a açãoreflexiva. O estudo parte de uma abordagem qualitativa através de pesquisa-ação tendo como público-alvo acadêmicos do último semestre do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Objetiva compreender a relevância da reflexão, através de experiência estética por meio de discussão e da produção artística, para o desenvolvimento da formação individual como futuro arte-educador e coletiva tendo com amplitude o Curso. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990; 1992; 1999), na concepção de professor reflexivo de Schön (2000) e de ação-reflexiva segundo Perrenoud (2002).
Citas
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1992.
_____________________. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____________________. O Primado da Percepção e suas Consequências Filosóficas. Campinas: Papirus Editora, 1990.
PERRENOUD, Philippe. A prática Reflexiva no ofício de professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002, p. 232.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, p.256.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Raquel Casanova dos Santos Wrege

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.