O PÓS-MODERNISMO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS NA ARTE E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Priscila Barbeiro Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.29327/259873.4.1-6

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Arte, Educação, Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o Pós-modernismo e suas transformações culturais, políticas e sociais e as relações com o sistema econômico vigente, chamado de capitalismo tardio. Neste período há o predomínio da Indústria Cultural, caracterizada pelo uso das fontes tecnológicas e da produção em série. Como consequência deste aprimoramento tecnológico as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) transformaram a sociedade contemporânea, as produções culturais e consequentemente a educação e o próprio processo de formação de professores, seu lugar e suas funções de trabalho. Desta forma, a arte e a filosofia assumem um papel crítico em relação à cultura, a sociedade capitalista, a razão científica e a cultura de massa, pensando as tecnologias como produto humano, mas ao mesmo tempo apropriando-se dela criticamente.

Referências

ADORNO, Theodor. W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

BARRETO, Raquel. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade (Impresso). v. 33, p. 985-1002, 2012.

HUSSAK, Pedro. Arte experiência e não identidade em Theodor Adorno. In: HUSSAK, Pedro; VIEIRA, Vladimir. (Orgs.). Educação e Estética: de Schiller a Marcuse. Rio de Janeiro, NAU: EDUR, 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora Ática, 1997.

PISANI, Marília, M; KLEIN, Stefan. A Educação Estética como Educação Política em Herbert Marcuse. In: HUSSAK, Pedro; VIEIRA, Vladimir. (Orgs.). Educação e Estética: de Schiller a Marcuse. Rio de Janeiro, NAU: EDUR, 2011.

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Barbeiro, P. (2023). O PÓS-MODERNISMO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS NA ARTE E NA EDUCAÇÃO. Diverge, Revista De Artes, Humanidades E Ciências Sociais, 4(1), 45–54. https://doi.org/10.29327/259873.4.1-6