Animação, do tradicional ao hipertextual
Palavras-chave:
tecnologia, imagem animada, hipertextoResumo
Avanços tecnológicos impulsionam transformações na sociedade e causam mudanças de hábi- tos e de comportamento nas esferas social, econômica, artística e cultural. Notadamente, a Internet é a mídia emergente da contemporaneidade. Longe de ser generalista a rede mundial de computadores possibilita a autonomia na exploração e a comunicação individualizada de seus participantes. São eles que, durante a navegação e diante de múltiplos fragmentos de links, buscam e organizam percursos de leitura conforme seus gostos e interesses particulares. Por possuir uma estrutura constituída em rede, de forma não hierárquica, a Internet tem como característica fundamental a descentralização. Nela, devido à sua estrutura fragmentada e de abrangência global, a imposição e a tentativa de controle não são apenas tecnologicamente inapropriadas como ética e politicamente desaconselháveis, pois “trata-se de uma rede de redes que permite a transmissão muito precisa e coloca o controle nas mãos do utilizador” (KERCKHOVE, 1997, p. 90). Diante desse cenário em que os indivíduos buscam pela autonomia na navegação importa compreender como as mídias e a arte tem se comportado nesse con- texto. O foco do presente estudo está em investigar a animação interativa na Internet.
Referências
KERCKHOVE, Derrick de. A Pele da Cultura. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997. LÉVY, Pierre. Ciberespaço. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cul- tural/Unesp, 2003.
PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: autor-obra-recepção. In: Revista de Pós-Graduação. Campinas: CPG/Instituto de Artes/Unicamp, 2000.
ROCHA, Cláudio Aleixo. Animação interativa: A narrativa espacial construída pelos recursos in- terativos aplicados à interface gráfica. In: ROCHA, Cleomar (Org.). Poéticas interativas: estudos de interfaces computacionais. (Coleção Fast Forward). Goiânia: FUNAPE; UFG/Media Lab, 2013, p. 68-88. Disponível em:<http://medialab.ufg.br/site/wp-content/uploads/2013/05/Livro-FFW.pdf>. Acesso em: 20 mar.2015.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
VENTURELLI, Suzete & MACIEL, Mario Luiz Belcino. Imagem interativa. Brasília: EdUnB, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cláudio Aleixo Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.