NATUREZAS-MORTAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
RELAÇÕES E DESDOBRAMENTOS A PARTIR DA CULTURA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/259873.4.1-5Palavras-chave:
Natureza-morta, Ensino, Cultura visual, Artes visuaisResumo
O presente artigo intenta articular sobre o tema da natureza-morta e suas possibilidades educativas para o ensino das Artes Visuais a partir da experiência de aprender em um contexto educativo formal de ensino. A escrita é configurada como um relato da vivência docente na disciplina de Artes Visuais em duas escolas de rede pública: E.M.E.F. Profª Altina Teixeira e, Colégio Estadual Coronel Pilar, ambas na cidade de Santa Maria/RS, com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Compondo com a experiência, o texto também se caracteriza como um estudo bibliográfico a partir das duas áreas conceituais: natureza-morta e sua inserção na história da arte e, sob a perspectiva da cultura visual. A pesquisa tem interesse em desdobrar as relações que são possíveis entre os dois campos, a partir de Moxey, pensando o tema da natureza-morta na contemporaneidade a partir de suas múltiplas abordagens para pesquisa e ensino das Artes Visuais.
Referências
CANTON, Kátia. Natureza-Morta. In. Museu de Arte Contemporânea/SESI. Naturezamorta: Still Life. São Paulo, 2004.
CHEREM, Rosângela Miranda. Imagem – acontecimento. In: Linhas cruzadas: artes visuais em debate / organização: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Sandra Makowiecky – Florianópolis: Ed. Da UDESC, 2009.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da pósgraduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.
GALLEGUER, Ann(Org). Still Life Natureza-Morta. Londres: Art Library, 2002. Catálogo.
MOXEY, Keith. Nostalgia for the real: The troubled relation of the art history to visual studies. In. The Practice of Persuasion: Paradoz and Power in Art History. Ithaca, N.Y.: Coronell University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milena Regina Duarte Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.