O Estranho que Veio de Mim

Narrativas de pixels, fantasia e matéria

Autores/as

  • Hélio Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

TEUET, tecnologia, trabalho artístico

Resumen

Este texto parte do processo de desenvolvimento de uma ação artística colaborativa e interativa, intitulada TEUET, para discorrer sobre o campo da produção criadora que integra diferentes meios expressivos, unindo a experiência sensorial do mundo material com as possibilidades tecnológicas de invenção de realidades virtuais. Dentro da perspectiva experimental do trabalho artístico, uma série de questões são trazidas para a discussão. Elas estão relacionadas não apenas às formas de percepção da realidade circundante, mas também aos recursos provocadores da imaginação, da criação e das possibilidades poéticas da reunião fortuita entre seres, coisas e lugares, mediados pela tecnologia.

Citas

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BENNETT, Jane. Vibrant Matter: a political ecology of things. Durham: Duke University Press, 2010.

DERDYK, Edith. Linha de Horizonte: por uma poética do ato criador. São Paulo: Intermeios, 2012.

FREUD, Sigmund. O inquietante. In FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil (O homem dos lobos); Além do princípio do prazer e outros textos (1917–1920). Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 247-283.

Publicado

2021-01-04

Cómo citar

Carvalho, H. . (2021). O Estranho que Veio de Mim: Narrativas de pixels, fantasia e matéria. Diverge, Revista De Artes, Humanidades E Ciências Sociais, 2(1), 70–76. Recuperado a partir de https://diverge.ellopub.com/index.php/div/article/view/25

Número

Sección

Artigos