Zine e processo de criação

Lino – fragmentos de uma existência simples

Autores/as

  • Ícaro Lênin Maia Malveira Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte
  • João Vilnei de Oliveira Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29327/259873.3.1-10

Palabras clave:

fanzine, publicação, quadrinhos

Resumen

Este trabalho investiga o processo de criação do zine Lino – Fragmentos de uma existência simples, lançado em julho de 2018. Entre os aspectos abordados, estão as relações intertextuais, o uso da metáfora visual nos fragmentos narrativos que integram a publicação, além de questões relacionadas ao seu projeto gráfico. Como aporte teórico, os zines são pensados a partir da pesquisa e obra de Magalhães (1993), as técnicas de publicação artesanal levam em conta a obra de Rivers (2016) e os comentários sobre as publicações artesanais de Limoeiro do Norte levam em consideração o estudo feito na dissertação de Malveira (2020). O uso da linguagem dos quadrinhos e da arte sequencial dão forma aos episódios que moldam a história do Lino e a análise aqui proposta, compreende as possibilidades de sentido e subjetivação das metáforas utilizadas, bem como a discussão sobre diferentes tipos de materiais e técnicas que possam ser incorporados aos zines, possibilitando um projeto gráfico mais elaborado. As conclusões apontam para a dificuldade de produção, mesmo em pequena escala, de zines que têm um nível maior de refinamento gráfico. De modo mais amplo, a bibliografia utilizada também passa pelas seguintes obras e autores: Quadrinhos e Arte Sequencial (1989), de Will Eisner; Contos dos Subúrbios (2011), de Shaun Tan; Marc Chagall (1999), de Walter e Metzger. Este trabalho é uma produção do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA-UFC) e está situado no contexto de uma pesquisa de mestrado que busca relacionar os fanzines e suas possíveis interlocuções com o espaço da cidade.

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2002.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo: Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1993.

MALVEIRA, Ícaro Lênin Maia. Zine-cidade: vivendo a cidade através da criação de zines. Orientador: João Vilnei de Oliveira Filho. 2020. 226 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.

RIVERS, Charlotte. Como fazer seus próprios livros: novas ideias e técnicas tradicionais para a criação artesanal de livros. São Paulo: Gustavo Gili, 2016.

TAN, Shaun. Contos dos Subúrbios. Lisboa: Contraponto, 2011.

WALTHER, Ingo; METZGER, Rainer. Marc Chagall. Colonia: Taschen, 1999.

Publicado

2020-11-30

Cómo citar

Maia Malveira, Ícaro L. ., & Oliveira Filho, J. V. de . (2020). Zine e processo de criação: Lino – fragmentos de uma existência simples. Diverge, Revista De Artes, Humanidades E Ciências Sociais, 1(1), 87–100. https://doi.org/10.29327/259873.3.1-10

Número

Sección

Artigos