ONDE ESTÁ A ARTE? DEAMBULAÇÕES E MEDIAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.29327/259873.4.1-1Palavras-chave:
Intervenção urbana, Mediação, ArteResumo
O ensaio que ora se desdobra apresenta um recorte temporal que analisa vestígios do surgimento da intervenção urbana como um processo de constituição de espaços da arte. Propõe-se a pensar na potência deste estilo artístico em sua origem e o revigoramento que proporciona no agora, como agouro de uma prática pedagógica apta a promover a existência de experiências estéticas no alargamento das aulas de artes visuais, dentro do ensino formal. Destaca o conceito de mediação como fomento à arte propositiva. Explora de forma sutil a relação existente entre arte e cultura e finaliza sua reflexão ao apresentar um rol de espaços ocupados pela arte.
Referências
AGAMBEN. Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honeskol. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. Uma História Concisa. Trad. Alexandre Krug, Valter Lellis Siqueira. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
ARENDT, Hannah. A crise na cultura: sua importância social e política. In:. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014, pp. 248-281.
COSTA, Cristina. Questões de Arte. O belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2ª ed. reform. São Paulo: Moderna, 2004.
KAPROW, Allan. A Educação do Não Artista, Parte I (1971). Disponível in: https://pt.scribd.com/document/148862145/kaprow-a-educacao-do-nao-artista-parte-I-pdf. Acesso: outubro/2016.
MARTINS, Mirian Celeste. Mediação: primeiros encontros com arte e cultura. In: PISCOSQUE, Gisa (org.). Mediação Cultural para Professores Andarilhos da Cultura. 2ª ed. São Paulo: Intermeios, 2012, pp. 23-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jésica Hencke, Úrsula Rosa da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.